top of page
Buscar

Respeito ou aceito? A religião e suas diversidades.



Intolerância religiosa é um termo que descreve a falta de reconhecimento e respeito de práticas e crenças religiosas vivenciadas por outras pessoas. De acordo com pesquisas, no Brasil a diversidade religiosa é muito grande. Falar sobre religião é falar sobre direitos e deveres humanos.


A intolerância não se reflete só por agressões físicas e verbais, mas também por ataques, comentários, gestos, olhares e colocações em conversas erradas. Neste caso, o intolerante religioso pode ser levado a cometer atos criminosos que podem ser ofensivos aos praticantes da determinada religião, passando de intolerância religiosa para discriminação religiosa.

No Brasil, pode-se encontrar diversas religiões: católica, evangélica, espírita, umbanda, candomblé, judaísmo, protestantismo entre outras. De acordo com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, a religião que mais sofre ataques na sociedade são as de matrizes africanas. Essa violência está marcada na história da humanidade, infelizmente, é uma realidade presente em comunidades de diversas partes do mundo.

Boa parte dos praticantes de atos ofensivos e intolerantes é composta por pessoas de maiorias religiosas e por aquelas que fazem interpretações fanáticas sobre as escritas.


Quando citamos a intolerância religiosa, não significa apenas agressões físicas e verbais. Também podem ser identificando como atos intolerantes:

- a destruição de locais de culto;

- a profanação pública de símbolos religiosos, com o objetivo de afetar pessoas daquela denominação;

- a recusa à prestação de serviços nesses locais;

- a restrição ao acesso a locais públicos ou meios de transporte por conta de tal religião.


As palavras-chave para defender esse direito e combater essa intolerância é o respeito, conhecimento e empatia, pois sem elas ninguém vai a lugar nenhum.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


gabriel massa - graduando em publicidade e propaganda; social media na agência criativos / instagram - @gmassa_


Comments


bottom of page