top of page
Buscar

Diversidade e Inclusão: como a convivência transforma o meu dia a dia?



Lendo e questionando sobre convivências diversas, Cláudia Wernek - idealizadora da Escola de Gente, pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva (ONU) na América Latina e jornalista formada pela UFRJ com especialização em Comunicação e Saúde pela Fiocruz - faz uma provocação fantástica, ela pergunta: “Quem cabe no seu todos?”.


Sabe aquela trilogia ‘A Era do Gelo’? Bem, essa animação representa perfeitamente esse questionamento. O tamanho do seu ‘todos’ não importa, Claudia diz que o importante é o tamanho do quanto esse ‘todos’ pode crescer.


Como sociedade, estamos diariamente aprendendo a conviver com a diversidade e cada pessoa tem a chance de furar essa bolha que nos convoca a sair do lugar comum, do conforto que pouco a pouco nos desafia a questionar, interagir, criar e evoluir.


Conviver com a diversidade nos ensina a desenvolver a capacidade de acolher, respeitar e, quando nos permitimos de verdade, de comemorar suas diferenças reconhecendo que o que ela tem é indispensável para nossa evolução humana.


Assim como ‘A Era do Gelo’ retrata, as atitudes e decisões de cada personagem fazem com que eles se transformem num bando que se acolhe, se proteja e presencie aventuras únicas, sendo cada um autêntico no seu jeito de ser.


Conviver transforma. Conviver traz luz à nossa consciência, e a consciência é a mãe da responsabilidade.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Loren Beatriz - graduanda em Jornalismo e assessora de imprensa na agência criativos.


Comentários


bottom of page