É essencial pensar em uma relação harmônica entre tecnologia e meio ambiente.
A transformação digital e o avanço da tecnologia são processos fundamentais para o sucesso das empresas. As organizações precisam se adaptar para continuarem competitivas e oferecendo os melhores serviços e produtos aos seus clientes. No entanto, a modernização tecnológica traz consigo impactos significativos no meio ambiente, na sociedade e na governança corporativa.
Naturalmente os ambientes digitais foram ganhando espaço nas organizações, a praticidade de atividades consequentemente trouxe mais equipamentos para conexões, o que traz um ponto de preocupação: a poluição digital.
O simples ato de um envio de e-mail pode ser altamente poluente, assim como manter uma rede de sistemas constantemente funcionando consome muita energia e libera diversos gases no ambiente.
Em 2010, o pesquisador Mike Berners-Lee, especialista na pegada de carbono, constatou que os data centers liberaram cerca de 130 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, em decorrência do disparo de mensagens virtuais. O número se assemelhou à quantidade do gás que era emitido pela indústria da aviação.
Segundo o estudo Digital Global Overview Report, realizado em 2022, o número de usuários ativos no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro. E a expectativa era que os internautas ficassem mais de 12,5 trilhões de horas online globalmente. A maior parte da matriz energética do mundo é composta, principalmente, por fontes não renováveis (carvão, petróleo e gás natural).
É preciso pensar em uma relação harmônica entre a tecnologia e o meio ambiente. As ações de ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança) são pilares que vem ganhando força e espaço nos negócios e na sociedade. Independente do tamanho da empresa ou ramos de atuação, cada vez mais buscam meios para eliminar impactos negativos de suas operações, além de auxiliar na gestão e preservação de recursos naturais.
A sustentabilidade digital é essencial para a sobrevivência dos negócios e envolve diretamente o planejamento estratégico das empresas. Ao adotar essas práticas as instituições levam em consideração os impactos ambientais, sociais e de governança corporativa, garantindo que sejam sustentáveis a longo prazo. Consequentemente a organização gera uma melhoria de imagem, reputação, qualidade e economia, tendo uma vantagem competitiva significativa em relação aos produtos e serviços oferecidos.
______________________________________________________________________________________________________
Aline Lima é Relações Públicas; Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis; Coordenadora na Agência CRIATIVOS / Instagram - @alinelim.a
Comments