top of page
Buscar

Diversidade e saúde mental: como abraçá-las em nossa sociedade


Buscar a equidade é um dos aspectos fundamentais para compreender o outro.



A diversidade é uma característica inerente à humanidade, já que cada indivíduo tem suas próprias experiências, identidades e perspectivas, que os tornam únicos em relação uns aos outros. No entanto, a falta de compreensão da diversidade ou a falta da capacidade de integração a quem é diferente, aparece como um dos fatores que impactam na saúde mental das pessoas, como por exemplo, aquelas pertencentes a grupos minoritários que podem ser vítimas de preconceito, discriminação e estigma, o que pode afetar sua autoestima e autoconfiança.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental abrange uma ampla gama de aspectos, incluindo o bem-estar emocional, psicológico e social, e é fundamental para o funcionamento adequado de uma pessoa em sua vida diária. Ou seja, quando falamos em saúde mental, não estamos nos referindo à doença, mas sim a uma vida saudável que precisa ser discutida todos os dias e reconhecida como um aspecto essencial do ser humano.

Dessa forma, ao pensar nesta vida saudável no âmbito da diversidade, é necessário que a equidade seja exercida. E, para que isso seja possível, é importante que todos trabalhem juntos para superar as barreiras à inclusão e à igualdade. Isso pode envolver a criação de espaços seguros e inclusivos para pessoas de diferentes identidades e experiências, o desenvolvimento de políticas e programas inclusivos e o fortalecimento da educação e conscientização sobre as diferentes formas de pluralidades.

Outra forma de promover a saúde mental é a criação de grupos de redes de suporte diversos, com o objetivo de ajudar as pessoas a se conectarem com outras que dividem experiências semelhantes, de modo a compartilhar suas histórias e a obter apoio emocional e prático.

Por fim, quando valorizamos e respeitamos a diversidade, podemos criar uma sociedade mais justa e saudável para todos.


_______________________________________________________________________________________________________


loren beatriz - graduanda em jornalismo e assessora de imprensa na agência criativos.

Kommentarer


bottom of page